Guias Rápidos de Atuação da APS em Situações de Emergência
Atuação da APS - ações essenciais e em caráter excepcional (2024)
Diante da situação de emergência em saúde pública, decorrente do desastre por evento climático no estado, a organização da Atenção Primária à Saúde (APS) é fundamental para a manutenção da atenção às demandas de saúde dos territórios e para resposta adequada ao evento, buscando mitigar as consequências para a saúde da população, apesar dos desafios para a manutenção do atendimento e para a reconstrução das comunidades atingidas. Acesse aqui.
Orientações a profissionais voluntários para atuação nos serviços de saúde em situações de emergências por desastres (2024)
Desenvolvemos este guia rápido para auxiliá-los na organização desta importante atividade. Você terá contato brevemente com a estrutura e o funcionamento da rede de saúde e poderá entender como se dará sua contribuição neste contexto. É fundamental que seu trabalho se desenvolva de modo integrado com as equipes já existentes no município e se dê a partir das necessidades de atuação por eles descritas. Também são listados aqui materiais de apoio. Acesse aqui.
Organização da Atenção Primária à Saúde nos abrigos temporários (2024)
Este documento visa apoiar gestores municipais na estruturação da APS para atuação nestes contextos e para a compreensão dos pontos fundamentais que devem ser desenvolvidos pela gestão municipal de saúde. Acesse aqui.
Orientações a gestores sobre recursos financeiros emergenciais para o enfrentamento das emergências em saúde pública por desastres: ênfase Atenção Primária (2024)
Este guia tem por objetivo sintetizar as principais informações referentes aos diferentes recursos emergenciais disponibilizados pelos entes federal e estadual, com ênfase na Atenção Primária à Saúde, tornando a informação mais clara e objetiva e dando suporte aos gestores municipais para uma melhor aplicação dos recursos. Acesse aqui.
Busca ativa de usuários na APS em situações de emergência por desastres (2024)
Este guia busca orientar a gestão municipal e as equipes de saúde na realização da busca ativa. Recomenda públicos prioritários, estratégias fundamentais e aspectos relevantes a serem trabalhados com a comunidade neste momento. Acesse aqui.
Recomendações aos profissionais de saúde para atuação nos abrigos temporários em virtude da emergência por desastres climáticos (2024)
Este guia rápido aborda os principais aspectos da atuação dos
profissionais de saúde nos abrigos. As atividades a serem desenvolvidas no âmbito individual e coletivo, as principais condições de saúde agudas e crônicas a serem cuidadas e ainda públicos e situações que merecem atenção especial neste momento. Acesse aqui.