Nota conjunta orienta conduta nas síndromes febris decorrentes das enchentes
Documento foi publicado conjuntamente pelo MS, SES/RS e Cosems
Publicação:
Na data de hoje, foi publicada a Nota Informativa Conjunta Nº 5/2024 - SVSA, SAES, SAPS, SES/RS E COSEMS/RS, que informa e orienta sobre a suspeição, diagnóstico diferencial, manejo clínico e terapêutico da leptospirose, hepatite A e dengue e doenças diarreicas agudas sob uma abordagem sindrômica durante as inundações no Rio Grande do Sul.
O principal ponto da Nota é a orientação para tratamento concomitante para leptospirose e dengue na suspeita de ambas sem confirmação diagnóstica. Além dessa orientação, a publicação apresenta fluxogramas e quadros com resumos de sinais e sintomas, diagnóstico diferencial e tem partes dedicadas ao diagnóstico e à notificação dos agravos e ao manejo em casos graves.
A iniciativa teve coordenação do Ministério da Saúde, com a participação da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Participaram deste processo, apresentando subsídios para a tomada de decisão, diversas sociedades de especialidades, tais como a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Sociedade de Medicina de Família, Sociedade de Infectologia, Sociedade de Nefrologia, Sociedade de Terapia Intensiva e Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade, além do Conselho Estadual de Saúde e o Telessaúde/RS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Acesse aqui o link para a nota.